segunda-feira, 12 de outubro de 2009


Exemplos de ações humanas no ambiente físico que têm reflexos nos componentes bióticos, a curto e/ou a longo prazo

O desmatamento, com certeza, é uma ação que apresenta seus reflexos a longo prazo, pois ao desmatarmos as florestas não percebemos a tamanha gravidade de nossos atos. Alguns exemplos: o desequilíbrio da cadeia alimentar dos seres vivos, onde, no final estão os homens, que serão muito afetados.
Ainda acabamos agravando o aquecimento global e destruindo o habitat natural de muitos animais que vão acabar sendo extintos.
A poluição das águas é outro modo de destruirmos o meio biótico, pois, assim acabamos matando os seres que vivem nela e prejudicando os que vivem dela. Um exemplo é a extração de de ouro nos rios e lagos por meio do elemento químico mercúrio, esta água a ser bebida por gestantes, tem como consequência, o nascimento de crianças sem cérebro.
Outro fator que acaba prejudicando o meio ambiente é o consumismo, não diretamente, é um meio que afeta a longo prazo. Muitas pessoas não sabem o processo pelo qual passam suas compras. Atrás disso, na sua fabricação, rola muita poluição, lixo, ou seja, desrespeito com o meio ambiente. Um exemplo são os móveis, não sabemos se a madeira que os compõe são de manejo controlado ou não.
''Se todos os seres humanos adotassem o padrão de
consumo dos recursos naturais e de emissão de gases
dos Estados Unidos, seriam necessários dois planetas
Terra''.
WWF

O que é Desenvolvimento Sustentável?

O Desenvolvimento Sustentável busca combinar desenvolvimento com a preservação do meio ambiente. É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades. Também envolve duas preocupações importantes: a diminuição da pobreza no mundo e a preservação do meio ambiente para as gerações futuras e atuais.É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Protocolo de Kyoto

O Protocolo de Kyoto, é um documento que traz as resoluções tomadas na Conferência de Clima de Kyoto em 1997.
Este documento é considerado o mais importante documento de Conservação das Mudanças Climáticas.
Com o Protocolo de Kyoto, os países que o ratificaram se comprometeram a reduzir cerca de 5,2% de seus índices de emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa entre os anos de 2008 e 2012. O documento também prevê níveis diferenciados de reduções para os 38 países considerados os maiores emissores de gases estufa. Ele estabeleceu que a União Européia deve reduzir cerca de 8%, o Japão deve reduzir cerca de 6%, e os Estados Unidos devem diminuir cerca de 7% das emissões dos gases tóxicos na camada de ozônio.
Os EUA porém não ratificaram o protocolo, depois da decisão de Geroge W. Bush. Este que, por sua vez foi responsabilizado por crimes contra a natureza após rejeitar o protocolo.
Para que as metas do protocolo sejam alcançadas foram sugeridas algumas medidas alternativas, dentre elas estão: substituir o uso do carvão e do petróleo pelo gás natural; usar energia solar e eólica; melhorar o transporte público.