domingo, 20 de dezembro de 2009

Água - Carla e Daiana

Um dos problemas e escassez de água, pois se tornou uma serie ameaça para o nosso planeta. Água doce nunca se acaba mais com o aumento da população, o desperdício, a poluição, com o passar do tempo haverá falta de água.
Água exerce um papel fundamental nas nossas vidas no desenvolvimento das atividades. Os vazamentos, torneiras mal fechadas, banhos demorados e lavagem de carros e calçadas é uma prova que a humanidade não cuida do que tem. Alem do uso inadequado à distribuição e desigual dos recursos hídricos sobre a terra e as diferença de consumo entre países.
A água está em constante circulação na natureza e se apresenta sob três estados: sólido, liquida e gasoso. Água dos oceanos, rios, lagos, vegetais e geleiras passa para a atmosfera em forma de vapor.
Dos 119mil km3/ ano de precipitações que caem sobre os continentes, apenas 47 mil km não volta para a atmosfera, circulando como água doce.
As áreas mais áridas ocupam cerca de 40% da superfície dos continentes, onde se localizam países como Emirados Árabes Unidos, Malta, Líbia, Jordânia, Israel entre outros. Apenas nove países no mundo possuem 60% da água doce da terra: Brasil (12%), Rússia, Estados Unidos, Canadá, China, Indonésia, Índia, Colômbia e Peru.
A água potável disponível na terra era de 12,5 mil km3 aproximadamente menos da metade que havia há cinqüenta anos. Descontando os usos, agrícolas e domésticos, as reservas mundiais chegavam a 16800 m3 por pessoa. No século xx, se reduziram para 7300 m, previsão para 2025 é de chegar a 4800 m3.
Na agricultura é um dos setores que mais utilizam os recursos hídricos, para a irrigação. Hoje, 70% da água disponível no planeta são utilizadas na agricultura, mas segundo o Conselho Mundial da Água em 2020 seremos necessários 17% desse recurso para alimentar o mundo.
Segundo estudos da ONU, em 2025 a carência de água atingira cerca de dois terços da população mundial, que devera reduzir em 35% o consumo desse recurso.
Segundo o Banco Mundial, cerca de oitenta países podem entrar em conflito por causa dos recursos hídricos.









Impacto ambiental

Os oceanos e mares do nosso planeta têm importância fundamental para a conservação e manutenção da vida sobre a terra, mas hoje em dia homem esta cada vez mais aumentando a poluição neles.
Os oceanos tem sido os mais atingidos pelos impactos ambientais, pois os poluidores levam até eles os dejetos que acumulam em seu curso e esses poluentes podem ser levados pelas correntes marinhas, afetando a vida de regiões distante de onde foram lançados. As grandes cidades e portos que ficam próximos ao litoral são os que mais atingem os oceanos pela poluição, assim prejudicando a vida em geral.
Os esgotos, os derramamentos de petróleo e de lixo atômico são os mais agridem oceanos e mares. Os petroleiros (navios especiais para o transporte de petróleo) muitas vezes navegam sem as devidas condições de segurança e conservação e às vezes acabam gerados graves problemas ambientais. O lixo atômico, armazenado em caixas metálicas fechadas no fundo dos mares, por enquanto não causou impacto ambiental conhecido, mas a esse respeito existe preocupação de ecologista.
Portanto devemos respeitar nosso planeta evitando a poluição de nossas águas e assim conservar a existência os seres vivos incluindo-nos mesmos, os seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário