segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Itamar Franco - Ígor e Maico; 14 e 23

Introdução


Com o presente trabalho pretendemos trazer-vos um pouco da história de Itamar Franco, presidente do Brasil entre 1992 e 1994, bem como os principais fatos ocorridos na sua vida política.


Biografia


Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em junho de 1930 em Salvador a bordo de um navio de cabotagem. Filho de Augusto César Stiebler Franco que faleceu pouco antes de seu nascimento e Itália Cautiero.

Sua família era de Juiz de Fora onde cresceu e formou-se em engenharia civil no ano de 1955 na escola de engenharia de Juiz de Fora.


Entrando na vida política em meados dos anos 50 pelo partido PTB, foi candidato a vereador em Juiz de Fora em 1958 e vice-prefeito quatro anos depois, mas sem sucesso em suas tentativas.

Tentando novamente em 1967 filiando-se ao partido MDB consegue eleger-se como prefeito de Juiz de Fora, e conseguindo se eleger novamente no segundo mandato como prefeito de Juiz de Fora.

Em 1974 desiste do mandato de prefeito para concorrer com sucesso ao Senado Federal como representante de Minas Gerais. Filia-se ao PMDB e é eleito pela segunda vez senador com seu companheiro Tancredo Neves que foi eleito Governador de Minas Gerais.


Queria ser também governador pelo seu estado então se filia ao PL sendo então candidato em 1986 ao governo estadual de seu estado. Mas infelizmente perde a eleição por apenas um por cento para um candidato de seu ex-partido PMDB e voltando assim ao senado para concluir seu mandato.

Em 1989 o governador Fernando Collor que é atual governador de Alagoas resolve se candidatar para Presidente da Republica, que foi nas primeiras eleições diretas para esse cargo no país desde 1960, chamando então Itamar Franco para ser seu vice pelo pequeno Partido da Reconstrução Nacional.


Indo contra o presidente José Sarney e também defendendo um programa econômico modernizador e liberal, Collor e Itamar são eleitos Presidente e Vice-Presidente da Republica, tomando posse em 15 de março de 1990.

Após Collor ser acusado de corrupção, sofreu um processo de impeachment pelo congresso e afasta-se do cargo. Itamar assume o ser cargo e em 29 de dezembro de 1992 sendo aclamado presidente quando Collor renuncia o cargo.


Plano Real

Em fevereiro de 1994, o governo Itamar lançou o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda a partir de idealização do economista Edmar Bacha estabilizou a economia e acabou com a crise hiperinflacionária.

Beneficiado pelo sucesso do plano, Fernando Henrique Cardoso passou a ser o candidato oficial à sucessão de Itamar, e foi eleito presidente em outubro de 1994, assumindo a presidência em 1 de janeiro de 1995.

Após a presidência

Itamar foi o único presidente da República desde Artur Bernardes a eleger seu sucessor. Com a vitória de seu candidato, Itamar foi nomeado embaixador brasileiro em Portugal, e posteriormente embaixador brasileiro junto a Organização dos Estados Americanos em Washington, nos Estados Unidos.

Itamar nos dias de hoje

Em 2006, tentou se candidatar a presidente da República pelo PMDB, competindo pela indicação do partido com Anthony Garotinho, o ex-governador do Rio de Janeiro. Porém, no dia 22 de maio, anunciou a sua desistência e a sua intenção de disputar uma vaga no Senado Federal. Acabou perdendo a indicação do PMDB de Minas Gerais para o Senado para Newton Cardoso.

Conclusão


Com este trabalho constatamos que Itamar Franco teve um papel importante na economia brasileira, pois em seu mandato foi lançado o Plano Real, que por sinal beneficiou Fernando Henrique Cardoso na sua eleição para presidente do Brasil em 1994.

Um comentário:

  1. Itamar augusto cautiero franco nasceu no dai 28 de junho de 1931 essa informação que vc colocou sobre o nascimento dele esta errada

    ResponderExcluir