sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Governo Fernando Henrique Cardoso por Martin e Juliano

Nasceu um 18 de junho de 1931. Sociólogo e professor universitário.

Entrou na política em 1978 tornando-se suplente, assumindo o cargo em 1983. Em 1986 é novamente eleito para o Senado após ter perdido as eleições para a prefeitura de São Paulo.
Participou do movimento Diretas Já, eleições de Tancredo Neves e Impeachment de Fernando Collor.

No mandato de Itamar Franco atuou como Ministro das Relações Exteriores e em seguida Ministro da Fazenda, quando implantou o Plano Real, que resultou na queda da inflação.
O Plano Real foi seu principal aliado para vencer e se tornar presidente entre os anos de 1995 á 2002.

No seu primeiro mandato sua proposta foi manter a inflação baixa e controlada, para isso as importações foram facilitadas, houve juros altos que dificultaram o crédito bancário, o Real ficou supervalorizado em relação ao Dólar.
Como conseqüência ouve: recessão, desemprego, queda do PIB, déficits na balança de pagamento, aumento da divida interna e externa, dependência de capital internacional.

Nesse governo foi aprovada a Emenda Constitucional da Reeleição para cargos executivos em todos os níveis, contudo não consegue apoio para efetivar as reformas políticas, administrativas, previdenciárias e econômico-financeiras prometidas em campanha.

Logo no inicio do segundo mandato o país recorre ao FMI, resultado das medidas administrativas e econômicas tomadas por Fernando Henrique Cardoso, consequentemente ouve desvalorização do Real. E gerou uma crise onde houve desemprego, baixa produtividade industrial, queda das exportações e descrédito na comunidade internacional. Isso dificultou uma retomada do crescimento econômico do país.
Foi o primeiro presidente e a se eleger duas vezes consecutivas.




Obras consultadas:
100% aprovado DCL, 2007
VARIOS AUTORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário